O estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Harvard, foi publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences em janeiro de 2024. Os pesquisadores descobriram que, ao intercalar videoaulas com testes curtos, os alunos se concentram mais, tomam mais notas e retêm mais informações.
O estudo foi realizado com 200 alunos de graduação da Universidade de Harvard. Os alunos foram divididos em três grupos: um grupo assistiu a videoaulas sem testes, um grupo assistiu a videoaulas com testes de memória e um grupo assistiu a videoaulas com testes de matemática.
Após assistir às videoaulas, os alunos foram submetidos a um teste de conhecimento sobre o conteúdo das aulas. Os resultados do teste mostraram que os alunos que assistiram a videoaulas com testes de memória tiveram um desempenho significativamente melhor do que os alunos que assistiram a videoaulas sem testes ou com testes de matemática.
Os pesquisadores acreditam que os testes de memória ajudam os alunos a se concentrarem no conteúdo das aulas e a entenderem melhor as informações apresentadas. Os testes também podem ajudar os alunos a identificar áreas em que precisam de mais atenção.
Os resultados desse estudo sugerem que intercalar testes curtos com videoaulas pode ser uma estratégia eficaz para melhorar o aprendizado online. Essa estratégia pode ser adotada por professores e alunos de todas as idades e níveis de escolaridade.
Aqui estão algumas dicas para implementar essa estratégia:
- Os testes devem ser curtos e simples, para que os alunos não percam o foco da aula.
- Os testes devem ser intercalados a cada 15 a 20 minutos de aula.
- Os testes podem ser de diferentes tipos, como testes de múltipla escolha, testes verdadeiro ou falso ou testes de resposta curta.
É importante ressaltar que os testes não devem ser usados como uma forma de punição ou avaliação. Eles devem ser usados como uma ferramenta para ajudar os alunos a aprenderem melhor.